Como falei neste post, voltei para o Brasil sem o passaporte italiano, apesar de ter a cidadania reconhecida. Mas, como a maioria das pessoas não faz isso, achei que estava em falta com quem acompanhou todo o processo aqui no blog e decidi falar também sobre como fazer o pedido do passaporte!
Se você quer ter o passaporte italiano, o primeiro passo é ser cidadão italiano. Tem dezenas de posts aqui no blog explicando cada etapa do processo. Para começar, sugiro este aqui que explica quem tem direito à cidadania italiana.
Para fazer o pedido, você precisará de:
- Sua carta d’identità – o documento mesmo, não o protocolo fornecido pelo comune quando você faz o pedido (digo isso porque meu comune disse que serviria para o passaporte, mas a questura não aceitou)
- Cópia da carta d’identità
- Duas fotos para passaporte (é uma foto em formato quadrado; preste atenção para que suas orelhas estejam visíveis e não haja cabelo no rosto)
- Um contrassegno amministrativo no valor de € 73,50 (é tipo a marca da bollo, um adesivo caríssimo que você pode comprar em qualquer tabacaria)
- O comprovante de pagamento de € 42.50 na Posta (é só chegar na Posta com o dinheiro e pedir o boleto)
- O formulário impresso e preenchido (disponível no site da Polizia di Stato, mas sou uma pessoa boa e deixo o link direto aqui 😉 )
Preencha apenas a primeira folha do formulário. Se tiver dúvidas, a última tem instruções detalhadas de cada campo. Caso prefira, deixe para preencher os campos que não tem certeza lá na questura, quando for o seu agendamento.
Agendamento de passaporte italiano
A instrução padrão é que você faça o agendamento do passaporte na questura onde vive, ou num município próximo.
Para isso, você deve abrir o site do agendamento, fazer um cadastro simples e, depois acessar o site para reservar a data. O procedimento é bem parecido com o do agendamento da carta d’identità, mas os sistemas são diferentes.
Além disso, você pode fazer esse agendamento antes de ter a carta d’identità, já que o cadastro pede apenas seu codice fiscale. Mas, lembrando, é necessário tê-la no dia agendado, assim como todos os outros documentos que listei acima.
No caso do meu comune, todas as datas estavam ocupadas pelo próximo mês para o passaporte. Achei estranho, visto que não é um comune grande, e liguei na questura para saber se estava certo. Descobri, assim, que não era necessário agendar; apenas comparecer lá com os documentos certinhos.
E pronto! É só esperar seu passaporte vermelho ser confeccionado.
Se você não puder esperar, outra pessoa pode, sim, buscar para você. Mas é preciso deixar autorizado antes, no formulário do pedido do passaporte. Note que, no fim da primeira folha, está escrito “delega al ritiro”. É só preencher esse campo com as informações dessa pessoa.
Veja também os outros posts do blog falando de cidadania italiana ?