Este post estava nos meus rascunhos desde 2021. Na época, Londres ainda estava fechada para turistas por conta da pandemia e eu não via muito sentido em públicá-lo. Mas, dois anos depois, decidi que é hora de escrevê-lo e, quem sabe, ajudar alguém que está de passagem pela cidade a ver essas árvores tão famosas no Greenwich Park!
Aliás, vale citar que eu fui ao Greenwich Park ver as cerejeiras em março ou abril de 2021 e nunca mais fui de novo. Ainda assim, tenho certeza que elas estão no mesmo lugar. De quebra, vou deixar no fim do post algumas sugestões de onde mais ver cerejeiras em Londres.
Quando ver cerejeiras em Londres
Tem duas certezas que todo mundo que vive na cidade tem sobre o final de fevereiro: ainda tem mais uns dois meses de frio antes de esquentar, e a primavera vai começa a dar seus primeiros sinais, com as copas das árvores esverdeando e os botões de flores aparecendo. Uma das primeiras a desabrochar é a cerejeira, que fica toda branca ou rosada, coberta de flores pequenas que voam facilmente em qualquer sopro de vento (e haja vento nesse final de inverno).
Em março, você com certeza verá as árvores bem carregadas, e isso deve durar até abril e meados de maio. Ou seja, praticamente durante toda a primavera!
Vale comentar que, no alto da primavera, Londres fica magnífica. Todos os parques ficam verde-neon, da grama à copa das árvores, e flores de todo tipo aparecem, tanto as silvestres, que despontam aleatoriamente, até as dos jardins planejados. Entre essas, eu sempre me surpreendo com as tulipas enormes, do tamanho do meu punho. Os jardins das casas e até os arbustos na frente dos prédios ficam preenchidos por todas as cores.
Como encontrar as cerejeiras no Greenwich Park
Mas estamos aqui para falar das cerejeiras do Greenwich Park, então falemos delas. Existe uma rua nesse parque com as árvores dos dois lados. Ela fica atrás do Observatório, depois do café.
Então, se você estiver vindo pela entrada principal, vai subir o morro até o Observatório, passando pelo mirante, e seguir andando. O café estará à sua esquerda. Dali, vai andar por mais uns 500 metros, prestando atenção à direita. É impossível não ver as cerejeiras ali, seja pelo tapete branco que elas criam no chão com suas pétalas, seja pelo tanto de gente que estará lá tirando foto.
Ou você pode salvar a localização exata no Google Maps usando o mapinha abaixo:
Vale a pena ir até o Greenwich Park?
Quem sou eu para te dizer o que fazer ou não, né?
Mas, já que você perguntou, acho que é um passeio que pode ficar para a segunda ou terceira vez em Londres, a não ser que você tenha muitos dias mesmo na cidade (ou, claro, se for algo que você quer muito fazer!). Greenwich não é central, fica a pelo menos 30 minutos da Torre de Londres, e chegar ali também pode ser meio fora de mão. Se não me engano, só tem estação de DLR ali perto, além de ônibus.
No entanto, se quiser incorporar uma visita a Greenwich no seu roteiro, sugiro pegar um barco e ir pelo Tâmisa! Essa também é uma forma de transporte público com estações ao longo do rio todo, e acaba sendo um passeio de barco com o preço bem amigável, cerca de £5.
Postei sobre esse “passeio” de barco no TikTok, em inglês. Clique aqui para ver!
Greenwich é bem bonitinha. Lá, você também pode visitar o Greenwich Market e suas lojinhas, passar pelo Cutty Sark, um navio que transportava chá da Ásia para o Reino Unido e hoje é museu, visitar os museus marítimos e tomar um pint na famosa Trafalgar Tavern, que fica na beira do Tâmisa e tem uma vista bem bonita.
Onde mais ver cerejeiras em Londres
Mas, se seu interesse é apenas nas cerejeiras, não precisa ir tão longe. Afinal, elas estão por toda parte na cidade!
Arrisco dizer que, em todos os parques, você vai encontrar ao menos uma. De cabeça, imediatamente me vem à cabeça o Regents Park, que tem uma grande na entrada dos English Gardens, próximo à estação Great Portland Street, e no Inner Circle, à direita da fonte, também tem um corredor de cerejeiras. No St. James Park, chegando perto do Palácio de Buckingham, também tem uma enorme que rende fotos bem bonitas com o palácio ao fundo. Tenho
Também sei que em Kew Gardens e Richmond Park tem várias (Kew Gardens, aliás, é um jardim botânico!), mas nunca fui em nenhum deles e, para quem está visitando a cidade, eles ficam beeem mais longe que Greenwich. Mas, acredite, você vai ver muitas cerejeiras em flor enquanto estiver simplesmente andando pela rua entre março e maio!