Você se lembra do que estava fazendo no dia 21 de dezembro de 2012? Esse era (ou foi) o dia do fim do mundo, segundo o calendário maia. E, na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, esse dia foi muito esperado – tanto por quem morava lá quanto pelos visitantes, e, arrisco dizer, até por quem nem acreditava que algo aconteceria.
Alto Paraíso de Goiás tem uma aura mística: está a 1.300 metros do nível do mar (o que a tornaria um excelente abrigo contra desastres naturais), situada sobre uma placa de quartzo e, por ela, passa o paralelo 14, uma linha mística que também passa por Macchu Picchu.
Por isso, ao longo de todo o ano de 2012, a cidade esteve em um holofote ligado ao fim do mundo. E foi por isso que a Adeline, que na época estava terminado a faculdade, foi parar lá!
O TCC da turma dela era, inicialmente, sobre o fim do mundo, a forma como as pessoas lidavam com essa expectativa e até com o luto. No fim, a viagem foi tão surpreendente que eles decidiram afunilar o tema, e o resultado foi um documentário sobre o fim do mundo em Alto Paraíso de Goiás.
Ainda não se lembra do que estava fazendo no dia do fim do mundo? Então, enquanto pensa, ouça o episódio do podcast Beijo e Ciao no qual a Adeline conta como foi a viagem até o centro do nosso país sem muita grana, sem muito tempo, sem nenhuma entrevista planejada… E o resultado rendeu até prêmio na faculdade!
Para ouvir o episódio, é só dar o play aí embaixo! Além disso, o podcast Beijo e Ciao está disponível no Spotify, no iTunes, no Deezer e nas principais plataformas de podcast: