A lista de 2021 já saiu! Clique aqui para ver a versão mais atualizada! 😉
O último post aqui do blog foi falando sobre como eu escolhi a cidade onde moro na Itália. Nele, contei quais os meus critérios – ou seja, é a minha opinião, com base no que eu buscava na cidade e nas minhas impressões! Mas, para quem busca algo um pouco mais objetivo, o jornal Il Sole 24 Ore publica, há 30 anos, um ranking das melhores cidades da Itália.
Ele avalia a qualidade de vida das cidades de acordo com 90 medidores, como segurança, consumo, trabalho, ambiente… E a última edição saiu em dezembro, ou seja, está fresquinha para quem pretende morar na Itália em 2020 consultar e até incluir na pesquisa de cidade!
Ranking: melhores cidades para morar na Itália
Segundo o ranking geral, as cidades com melhor qualidade de vida na Itália são:
- Milão
- Bolzano
- Trento
- Aosta
- Trieste
- Monza/Brianza
- Verona
- Treviso
- Veneza
- Parma
Dentro dessa lista, há dois destaques: o primeiro, de Milão, que é pelo segundo ano consecutivo eleita em primeiro lugar.
Milão é uma das maiores cidades da Itália, um centro urbano muito desenvolvido que mantém um estilo de vida bem “verde”, natural; atrai cada vez mais moradores, com oportunidades de emprego crescentes, incentivo ao empreendedorismo e um plano de desenvolvimento da periferia bem estabelecido. No entanto, o ponto fraco, segundo o jornal, é a segurança.
O outro destaque fica com Treviso, que foi a cidade que mais cresceu nos 30 anos de ranking, passando da 43a posição em 1990 para a 8a em 2019.
Todo mundo com quem já falei que vive em Treviso diz que, de fato, a cidade é maravilhosa para viver. Para quem vai visitar, também: até o NYT já a citou como uma alternativa à superlotação de Veneza, com a vantagem de ser bem pertinho e de ser mais próxima do estilo de vida tradicional italiano que a gente imagina quando vem pra cá.
Qual a melhor cidade para morar na Itália?
E a cidade onde moro, Pádua, onde está nessa lista? Ela classificou em 23o, uma posição bem melhor que a do ano passado, que foi 33o.
Pesquisando os índices, descobri que um dos que a cidade se classificou pior foi em Segurança. Indo mais a fundo nesse ponto, encontrei que o pior indicador foi o de acidentes de trânsito. Ou seja, a visão geral que fica é a de que não é uma cidade lá tããão segura. Mas o que derrubou a pontuação foram acidentes de trânsito!
Por isso, recomendo dar uma olhada no ranking com cuidado se pretende inclui-lo na sua pesquisa de cidade onde morar.
Primeiro, porque indicadores em pesquisas não necessariamente refletem a realidade do lugar. E, depois, porque as nossas decisões têm que ser boas para nós, e nossos critérios podem ser totalmente pessoais! Por exemplo, eu não me vejo morando em Milão, a primeira colocada, pelo simples fato de que não gostaria de viver numa cidade tão grande. Então, ela nunca seria a minha primeira colocada!
No fim, continuo mantendo a opinião de que a melhor cidade para morar na Itália é a cidade que te dá tudo que você procura! 😉
Para ver o ranking completo (é bem legal, todo interativo e tal!), clique aqui!