Uma das coisas que eu mais queria ver em Roma era o Coliseu. Como visitei a cidade no começo de fevereiro, que é baixa temporada, pude deixar para comprar o ingresso quando estivesse lá, sem o perigo de esgotar. Ainda assim, optei por comprar pela internet, para ir com horário marcado e evitar filas.
Então, logo que cheguei no hotel, abri o site e fui agendar minha visita. E eis que, entre todas as informações do ingresso, tem uma parte de ingressos grátis. Passei meio batido por ela, já que não me enquadro no que normalmente dá entrada grátis a museus – maiores de 65 anos, menores de 18 anos, estudantes – , mas sem querer li um prima domenica del mese??? E por um acaso dia 3 de fevereiro de 2018, o dia que cheguei a Roma, era o primeiro domingo do mês??
Pois é: em todo primeiro domingo do mês, uma extensa lista de 480 museus da Itália têm entrada gratuita. E eu disse da Itália, não apenas de um lugar ou outro!
A lista completa pode ser vista neste site. Caso você venha para a Itália e seja início de mês, vale dar uma consultada para ver se consegue aproveitar!
Também confira sempre nas informações sobre o ingresso de cada lugar quem tem direito à entrada gratuita. Há vários museus que são grátis para cidadãos europeus, para maiores de 65 anos, para crianças… Vale dar uma lida com atenção! 😉
Ainda assim, eu não consegui aproveitar a entrada gratuita do Coliseu. O motivo é que ele fecha todos os dias às 15h30, com a última entrada às 15h. Eu cheguei lá umas 14h e a fila já estava enorme; com certeza não conseguiria entrar.
Então, a dica principal, como para a maioria dos monumentos, é chegar cedo! E é cedo, assim, na hora que os portões abrem pela primeira vez, às 8h30.
A mesma dica vale na hora de agendar a visita no site: é preferível pegar um dos primeiros horários para ver tudo com mais tranquilidade.
O meu horário, no caso, é amanhã às 8h30. Por enquanto, temos fotos apenas do lado de fora ¯\_(ツ)_/¯
Leia os outros posts sobre Roma no blog:
- Coliseu Horror Story: 9 fatos terríveis (ou não) sobre o monumento romano
- O jeito errado de visitar a Capela Sistina
- Onde e o que comer em Roma: as melhores comidas do mundo numa só cidade