Uma das coisas que mais subestimei a dificuldade foi conseguir emprego na Itália. Pudera; a minha experiência foi muito fácil e não corresponde à realidade da maioria das pessoas. Eu consegui emprego em menos de um mês morando no país – e tudo certinho: com contrato e tudo o mais!
Só que nem todo mundo passa pela mesma situação, especialmente quem precisa de documentos. Meu marido, por exemplo, nem chegou a trabalhar na Itália; o permesso di soggiorno dele demorou oito meses para ficar pronto. Mas também conheço pessoas que têm a cidadania italiana e tiveram muita dificuldade para encontrar um emprego.
Em primeiro lugar, precisamos lembrar que a Itália é um país em crise. Em segundo lugar, somos imigrantes e disputamos as vagas com italianos, que, no mínimo, são fluentes no idioma e conhecem a cultura desde que nasceram – ou você acha que quando alguém te pedir uma cedrata no bar você vai saber o que é e servir direitinho de primeira?
Na semana passada (o post tá atrasado, perdão!), o Erik participou do podcast para contar sobre a própria experiência procurando emprego na Itália: ele só precisava de um trabalho com contrato para converter o permesso dele. Depois de muita procura, ele até encontrou um… Mas não era bem o que ele esperava.
Para ouvir o episódio, é só dar o play aí embaixo! Além disso, o podcast Beijo e Ciao está disponível no Spotify, no iTunes, no Deezer e nas principais plataformas de podcast: