Não sei você, mas se tem uma coisa que eu adoro é uma vista panorâmica. Outra coisa que eu adoro é um passeio de graça. Então, quando junta as duas coisas, é garantia de me ver feliz.
Há algum tempinho (perdão, só agora consegui sentar para escrever sobre – ou sobre qualquer coisa!), estava passando de bicicleta pelo Marble Arch e vi um… Morro?! E eu não costumo passar por ali muito, mas tinha bastante certeza que não existe morro nenhum no Marble Arch.
Esse, no caso, é artificial. E temporário. Ele se chama Marble Arch Mound e está aberto para visitação até o dia 9 de janeiro (então corre!).
Falando em vista panorâmica, a do Sky Garden também é grátis e é imperdível. Leia o post completo🙂
Não precisa pagar nada, mas é bom reservar online o horário com antecedência para fugir da fila. Eu nem sabia que ele existia e não fiz isso, mas a fila estava tão grande que entrei na hora no site para pegar um ingresso e em poucos minutos consegui entrar.
Ou seja, você não vai sair de casa só para visitá-lo, mas é bom saber que existe essa possibilidade.
Como é visitar o Marble Arch Mound
Para subir no topo, é necessário encarar alguns lances de escada bem tranquilos – ele não é muito alto, com apenas 22,5 metros de altura. Também tem elevador para quem precisa.
Justamente por não ser muito alto, a vista lá de cima dá para… Pouca coisa! O principal é o Hyde Park, logo do ladinho, e a pontinha de alguns marcos como a Sonic Screwddriver BT Tower, o The Shard e a London Eye. Tudo está explicado em placas no mirante que ajudam a encontrar cada um.
No entanto, o que mais me chamou a atenção foi algo que eu poderia ver da rua mesmo, mas nem sabia que existia.
Perto do Marble Arch fica uma placa que você talvez já tenha passado por cima sem notar, e ela marca o local da Tyburn Tree.
Apesar do nome, não se tratava de uma árvore, mas sim uma espécie de forca onde, por mais de 650 anos, execuções públicas ocorreram. Não se sabe quantas pessoas morreram ali, mas há um registro de 1570 que diz que 704 foram condenados à morte na Tyburn Tree naquela década. A última execução foi em 1783.
Mas, voltando para o Marble Arch Mound… Não tem mais muito o que falar, não. Mas, se conseguir ir na hora do por do sol, é bem bonito de ver – ainda mais porque tenho a impressão que, em Londres, é difícil ter boas vistas do por do sol!
Fica, vai ter exposição!
No caminho para ir embora, você também passa por uma exposição bem sci-fi, bem futurista, bem cheia de luzes e espelhos em salas escuras.
Chamada Lightfield, ela foi criada pelo artista Anthony James e, descobri depois, as luzes seguem os visitantes conforme eles caminham pelo espaço, então rola algum tipo de interatividade. Mesmo sem saber disso, é bonita de ver 🙂
Então, se você estiver ali pelo centro por volta das três e meia ou quatro da tarde e estiver de bobeira, vale reservar um horário no site do Marble Arch Mound para ver o por do sol e fazer uma coisa diferente no fim do dia.
Serviço
Marble Arch Mound
- Horário: de segunda a sexta, das 10h às 20h e de fim de semana das 9h às 20h
- Aberto todos os dias, exceto Natal e Boxing Day (26/12)
- Estação mais próxima: Marble Arch e Bond Street
- Site oficial